Um olhar "plástico" para as escritas dos pequeninos.
Na escola muitas vezes nos deparamos com crianças que demoram mais tempo para evoluir as atividades de leitura e escrita, via de regra, há nessa criança um conceito introjetado de que ela não é capaz de elaborar a leitura e escrita.
A experiência tem revelado que uma forma eficaz de superar esse conflito na criança é utilizar de produção das diversas formas de desenhos e através destes ir evoluindo para a escrita de letras, palavras e textos.
O grande pintor Matisse já dizia que criar é expressar o que tem dentro de si. É dessa forma mesmo. Nada é mais real que quando se afirma que uma imagem diz mais que mil palavras. Quando criamos, estamos reproduzindo nossas emoções e sentimentos.
Pensando assim é que recorremos aos desenhos das crianças como mediação das dificuldades de leitura e de escrita. Os desenhos delas não só nos contam suas preferências e opções pelas formas, as cores e as características dos seus traços, mas também falam de suas experiências e preocupações. Exemplo disso é o uso intensivo de desenhos por muitos psicólogos como terapia nos tratamentos de algum problema.
Veja esses desenhos produzidos por crianças utilizando a ferramenta Paint.


Nenhum comentário:
Postar um comentário